150 versículos bíblicos categorizados em temas

 


Parabenizar

  1. Salmos 118:24 – "Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele."
  2. Jeremias 29:11 – "Porque eu sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."
  3. Salmos 20:4 – "Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio."
  4. Provérbios 9:11 – "Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão."
  5. Salmos 91:16 – "Com longura de dias eu o saciarei, e lhe mostrarei a minha salvação."
  6. Números 6:24-26 – "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz."
  7. Tiago 1:17 – "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."
  8. Salmos 37:4 – "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração."
  9. Efésios 2:10 – "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."
  10. Isaías 40:31 – "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."
  11. Provérbios 16:9 – "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."
  12. Salmos 139:13-14 – "Pois tu formaste o meu interior; tu me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo, porque me fizeste de modo assombroso e maravilhoso; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem."
  13. 3 João 1:2 – "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma."
  14. Provérbios 3:5-6 – "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."
  15. Filipenses 1:6 – "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo."
  16. Isaías 43:1 – "Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu."
  17. 2 Coríntios 9:8 – "E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, abundeis em toda boa obra."
  18. Salmos 121:7-8 – "O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre."
  19. Romanos 8:28 – "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
  20. Salmos 23:6 – "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias."

Bênçãos

  1. Deuteronômio 28:6 – "Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres."
  2. Provérbios 16:3 – "Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos."
  3. Salmos 67:1 – "Deus tenha misericórdia de nós, e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós."
  4. Efésios 3:20 – "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera."
  5. Gálatas 6:9 – "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."

Gratidão

  1. 1 Tessalonicenses 5:18 – "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
  2. Salmos 136:1 – "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre."
  3. Colossenses 3:17 – "E tudo quanto fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."
  4. Efésios 5:20 – "Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo."
  5. Salmos 107:1 – "Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre."

Sabedoria

  1. Tiago 1:5 – "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não o lança em rosto, e ser-lhe-á dada."
  2. Provérbios 4:7 – "A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento."
  3. Salmos 90:12 – "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios."
  4. Provérbios 2:6 – "Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento."
  5. Eclesiastes 7:12 – "Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor."

Proteção

  1. Salmos 121:3 – "Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda."
  2. Isaías 54:17 – "Nenhuma arma forjada contra ti prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás."
  3. Deuteronômio 31:6 – "Esforçai-vos e animai-vos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor vosso Deus é o que vai convosco; não vos deixará nem vos desamparará."
  4. 2 Tessalonicenses 3:3 – "Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno."
  5. Salmos 34:7 – "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra."

Alegria e Gratidão

  1. Salmos 100:4 – "Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o e bendizei o seu nome."
  2. Filipenses 4:4 – "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos."
  3. 1 Pedro 1:8 – "Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, exultais com alegria inefável e cheia de glória."
  4. Romanos 12:12 – "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração."
  5. Salmos 126:3 – "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres."
  6. Salmos 16:11 – "Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua mão direita há delícias perpetuamente."
  7. Neemias 8:10 – "Portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força."
  8. Salmos 30:5 – "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã."
  9. João 16:24 – "Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra."
  10. Isaías 61:10 – "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me vestiu de vestes de salvação, e me cobriu com o manto de justiça."

Esperança

  1. Romanos 15:13 – "Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pelo poder do Espírito Santo."
  2. Jeremias 17:7 – "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor."
  3. Salmos 71:5 – "Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade."
  4. Salmos 33:18 – "Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia."
  5. Romanos 5:5 – "E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."

Paz

  1. João 14:27 – "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."
  2. Filipenses 4:7 – "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus."
  3. Colossenses 3:15 – "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."
  4. Isaías 26:3 – "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti."
  5. 2 Tessalonicenses 3:16 – "Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda maneira. O Senhor seja com todos vós."

Proteção e Confiança

  1. Salmos 18:2 – "O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio."
  2. Isaías 41:10 – "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."
  3. Salmos 34:4 – "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores."
  4. Provérbios 18:10 – "O nome do Senhor é uma torre forte; o justo corre para ela, e está seguro."
  5. Deuteronômio 33:27 – "O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o."

Prosperidade

  1. Salmos 1:3 – "E será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria; e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará."
  2. Filipenses 4:19 – "E o meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus."
  3. Salmos 112:3 – "Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre."
  4. Deuteronômio 8:18 – "Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que é ele o que te dá força para adquirires poder; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia."
  5. Salmos 37:25 – "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão."

Fé e Confiança em Deus

  1. Hebreus 11:1 – "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem."
  2. Marcos 11:24 – "Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis."
  3. 2 Coríntios 5:7 – "Porque andamos por fé, e não por vista."
  4. Romanos 10:17 – "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
  5. Mateus 21:22 – "E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis."

Fortaleza

  1. Isaías 40:29 – "Dá vigor ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor."
  2. Salmos 46:1 – "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia."
  3. Filipenses 4:13 – "Posso todas as coisas naquele que me fortalece."
  4. Salmos 27:1 – "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?"
  5. 2 Coríntios 12:9 – "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza."

Amor

  1. 1 Coríntios 13:13 – "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."
  2. Romanos 5:8 – "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."
  3. 1 João 4:19 – "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro."
  4. João 15:13 – "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."
  5. Efésios 3:17-19 – "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de que, estando arraigados e fundados em amor... possais compreender... qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo."

Gratidão a Deus

  1. Salmos 9:1 – "Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas."
  2. 1 Tessalonicenses 5:18 – "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
  3. Colossenses 3:17 – "E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai."
  4. Salmos 107:1 – "Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre."
  5. Efésios 5:20 – "Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo."

Promessas de Deus

  1. Jeremias 29:11 – "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
  2. 2 Pedro 1:4 – "Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina."
  3. Isaías 41:13 – "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo."
  4. Salmos 37:4 – "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá os desejos do teu coração."
  5. 1 Reis 8:56 – "Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, conforme a tudo quanto prometera; nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas."

Vida Abundante

  1. João 10:10 – "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."
  2. Salmos 16:11 – "Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua mão direita há delícias perpetuamente."
  3. Provérbios 3:1-2 – "Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz."
  4. Salmos 91:16 – "Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação."
  5. 1 João 5:11 – "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho."

Perseverança e Coragem

  1. Gálatas 6:9 – "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."
  2. Isaías 40:31 – "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."
  3. Hebreus 10:23 – "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu."
  4. Josué 1:9 – "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
  5. Romanos 8:37 – "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou."

Sabedoria

  1. Tiago 1:5 – "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada."
  2. Provérbios 2:6 – "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento."
  3. Provérbios 3:13 – "Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento."
  4. Salmos 111:10 – "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre."
  5. Provérbios 4:7 – "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento."

Fidelidade de Deus

  1. Lamentações 3:22-23 – "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade."
  2. 1 Coríntios 1:9 – "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor."
  3. 2 Timóteo 2:13 – "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo."
  4. Hebreus 10:23 – "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu."
  5. Deuteronômio 7:9 – "Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos."

Bênçãos e Frutos

  1. Gálatas 5:22-23 – "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."
  2. Salmos 115:14-15 – "O Senhor vos aumente cada vez mais, a vós e a vossos filhos. Sede benditos do Senhor, que fez os céus e a terra."
  3. João 15:5 – "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
  4. Mateus 6:33 – "Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
  5. Provérbios 11:25 – "A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado."

Luz e Caminho

  1. Salmos 119:105 – "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho."
  2. João 8:12 – "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."
  3. Mateus 5:14 – "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte."
  4. Provérbios 4:18 – "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."
  5. João 12:36 – "Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz."

Amor ao Próximo

  1. João 13:34-35 – "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vos ameis uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."
  2. 1 Coríntios 13:4-7 – "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
  3. Romanos 13:10 – "O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor."
  4. 1 João 4:7 – "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."
  5. 1 Pedro 4:8 – "Tende antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados."

Proteção Divina

  1. Salmos 91:11 – "Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos."
  2. Salmos 121:7-8 – "O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre."
  3. 2 Tessalonicenses 3:3 – "Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno."
  4. Provérbios 18:10 – "Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio."
  5. Salmos 34:7 – "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra."

Humildade

  1. Tiago 4:10 – "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará."
  2. 1 Pedro 5:6 – "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte."
  3. Provérbios 22:4 – "O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra, e vida."
  4. Mateus 23:12 – "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."
  5. Filipenses 2:3 – "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo."

Confiança em Deus

  1. Salmos 37:5 – "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará."
  2. Provérbios 3:5-6 – "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."
  3. Isaías 26:3 – "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti."
  4. Jeremias 17:7 – "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor."
  5. Salmos 125:1 – "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre."

Felicidade e Alegria

  1. Salmos 118:24 – "Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele."
  2. Provérbios 17:22 – "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos."
  3. Filipenses 4:4 – "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos."
  4. Neemias 8:10 – "Portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força."
  5. Salmos 126:3 – "Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres."

Postar um comentário

0 Comentários